Bolo de iogurte, limão e framboesa | Raspberry, lemon & yogurt cake

Preparem-se: emotional eating week resume o que virá daqui em diante.

Para finalizar as minhas “férias” em casa familiar e por terras francesas, não podia ser, uma vez mais, num ambiente hospitalar e repleto de emoções, histórias, partilha e aprendizagem. (In)felizmente, o caso tem de ser tratado em tal medida. Não é bom, de todo, passar umas férias tristes e monótonas assim, mas começo a aprender que por trás disto tudo estão experiências pessoais de pessoas eventualmente sãs, agora vistas de maneira diferente entre a sociedade e entendidos médicos especialistas, das quais devo absorver o máximo para me encaminhar na vida e não cair no mesmo abismo. Apesar de serem pessoas espiritualmente absorvidas pelo seu mundo, tenho um carinho especial e enorme por todas elas. Partilho da minha força, palavras e sorriso para aquecer os seus corações, tanto quanto possível. Em troca recebo expressões inigualáveis: olhares amadores, sorrisos enlevados, abraços cordiais e as fadas e os anjos descem à terra, em torno de nós, e deixam-nos num ambiente envolvente de cortesia. Não existe analogia possível. Em poucas horas, a terapia emocional e existencial acaba por verter para ambos os lados: eles e eu. Entro uma, saio outra. Entro e vejo rostos deprimidos e corpos rastejantes, saio iluminada por pés bem assentes no chão e beijos delicadamente inocentes e doces.

No primeiro dia em que decidi levar um mimo reconfortante para cada um – diga-se docinho – foi uma agradável surpresa. No segundo, nem queriam acreditar que alguém pudesse ser amável ao ponto de se lembrar deles, uma vez mais (muitos não têm visitas familiares nem amigáveis, estão isolados tempo indefinido). Hoje, já está definida a hora da terapia alimentar. Chego com o saco cheio, saio sem uma migalha.

“Qu’est ce qui à aujourd’hui, ma belle mademoiselle?”

Bolo de iogurte, limão e framboesa

  • 4 ovos biológicos
  • 1 iogurte natural biológico ou de sojaDSCN3927
  • 1 1/2 potes de iogurte de açúcar
  • 2 potes de iogurte de farinha de trigo
  • 1/4 pote de iogurte de óleo de girassol
  • 1/4 pote de iogurte de sumo de limão
  • raspa de um limão
  • 2 colheres de sopa de fermento químico em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado ou aroma de baunilha
  • 50 g de framboesas

 

 

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.

Para medir os ingredientes, transfira o iogurte para um recipiente. Bata as gemas com o açúcar, junte o iogurte, a raspa e o sumo do limão e o óleo de girassol. Envolva bem. Comece por juntar, alternadamente, um pouco de claras e um pouco de farinha já com o fermento envolvido, até finalizar.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unte uma forma com margarina vegetal e farinha e verta o conteúdo para a forma, deixando cerca de 1/4 de massa. Rale as framboesas com a varinha mágica e junte à massa do bolo. Envolva bem até formar uma massa rosa-magenta homogénea.

Com cuidado, faça duas circunferências concêntricas na massa já dentro da forma. Assim, criará o efeito da camada de framboesa, que se deposita no fundo.

Leve a cozer por 30/45 min. Faça o teste do palito. Retire do forno ainda morno.

 

Quando fatiei o bolo, parei no tempo por um segundo a tentar absorver e decifrar que tipo de textura seria aquela. O aroma estava fortemente presente, isso é certo. Mas quanto à textura… Foi uma surpresa. Quando menos se espera, as coisas acontecem. Um aspeto fofo e húmido, colorido, com todos os sabores realçados. Lindo para os meus meninos.

DSCN3934

 

 

Sabem? Pelo que vejo: conforta e cura.

Amanhã há mais, com certeza.

 

page3

Advertisements
Tagged , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: