Bolo de chocolate e courgette | Chocolate zucchini cake

Oh! Uma combinação amorosa.

Andava há muito tempo para experimentar esta fusão de sabores e texturas. Tenho a dizer que fiquei achocolatada por esta perícia. Já tinha partilhado a ideia de combinar chocolate e courgette com conhecidos e os grandes apreciadores do chocolate diziam sempre “vais estragar tudo”. Ora, gostava imenso que estivessem cá para enrolarem essas palavras com a língua, após uma dentada de bolo. A combinação é divinal. Tão divinal que tive de o fechar a sete chaves, bem longe da vista de todos.

Bolo de chocolate e courgetteDSCN3782

  • 4 ovos *
  • 1 chávena de açúcar
  • 2 chávenas de farinha de trigo
  • 1 chávena de amido de milho (maizena)
  • 2 chávenas de courgette ralada
  • 200 mL de leite de soja
  • 100 mL de óleo de girassol bio
  • 150 g de chocolate preto
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de chicória (opcional)

 

 

 

* Ovos? Ovos, sim, não galados. Apesar de ser vegetariana, continuo a consumir ovos, moderadamente, mas biológicos, de galinhas alimentadas somente por produtos naturais, criadas ao ar livre, por pessoas de confiança. Ainda não encontrei qualquer argumento contra. É um processo biológico e natural, não sendo a fêmea fertilizada. Como é rico em nutrientes, ainda aproveito o que de bom os animais nos podem dar, sem qualquer tipo de sofrimento e fim reprodutivo. Tive o prazer de encontrar uns feirantes que me confiam (e que eu já confirmei) a veracidade da produção dos ovos. Portanto, vou continuar a usá-los para as minhas invenções.

DSCN3790

 

 

Numa taça, junte os ingredientes secos, exceto o açúcar.

Rale a courgette, com casca se preferir (mais vitaminas) e reserve.

Derreta o chocolate e deixe arrefecer.

Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e reserve. Bata o açúcar com as gemas até formar uma pasta. Adicione o óleo e o leite e mexa devagar. Junte a courgette e o chocolate derretido e misture bem. Por fim, adicione, lentamente, as claras em castelo e farinha. Misture bem até envolver todos os ingredientes.

Aqueça o forno a 200ºC.

Numa forma revestida por papel vegetal, coloque o preparado do bolo e leve a cozer por 45 min a 200ºC. Espete o palito para verificar a cozedura. Não esperei até que o meu saísse totalmente seco, pois acho que o calor restante do forno é suficiente para cozer mais um pouco e, mesmo assim, deixar o bolo um pouco húmido. Se preferir, deixe cozer durante mais tempo.

Retire o bolo do forno quando estiver morno e resista em não provar. Bem, quase impossível. Tresanda um aroma único pelo espaço que desperta a curiosidade.

Resulta um bolo húmido, ligeiramente doce, fofo, fresco e com todos os sabores presentes.

001

 

012

 

Oh! Já foi…

Advertisements
Tagged , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: